Denúncia

Aprovados em concurso da Saúde serão convocados em Niterói

Havia um temor de falta de profissionais já a partir do dia 1º

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira |  Foto: Pixabay
 

Os 305 aprovados no último concurso da rede municipal de saúde de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, serão convocados de forma imediata a partir de janeiro de 2023.

Enquanto que os 259 funcionários que estão contratados temporariamente terão novo vínculo, curto e via Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) até a transição e lotação dos concursados. 

A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (27) pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, durante uma reunião com vereadores da cidade na sede da Câmara.

Havia um temor de falta de profissionais já a partir de domingo (1º). É que o contrato que mantinha os médicos e outros profissionais expira no dia 31. Apesar do fim de ano, a Prefeitura de Niterói ainda não havia prorrogado os contratos temporários, ou dado sinal de solução.

Isso inclusive foi alvo de denúncia no Ministério Público. É que o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Niterói, encaminhou na segunda-feira (26) uma representação se queixando sobre o caso, mostrando dados sobre o cenário. 

Segundo o parlamentar, desde julho, são menos 475 profissionais de saúde na rede hospitalar e emergencial, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.

"E, para piorar, no dia 31 de dezembro será encerrado novo contrato, o que gerará um novo déficit de 259 profissionais de saúde na atenção básica, dentre eles 80 Enfermeiros, 104 Técnicos de Enfermagem, 5 Psicólogos, 4 Assistentes Sociais, além de dezenas de assistentes administrativos e analistas administrativos que ajudam os diversos módulos do programa Médico de Família a atender a população", dizia trecho da denúncia.

< Dennis Carvalho é internado em estado grave no Rio Luana Piovani critica Pedro Scooby e Cíntia Dicker; entenda <